Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Terapia Ocupacional da UFPA recebe nota máxima em avaliação do MEC
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Curso de Terapia Ocupacional da UFPA recebe nota máxima em avaliação do MEC

  • Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2023, 15h34
imagem sem descrição.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) é composto pela avaliação institucional, avaliação externa realizada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo ENADE. Os cursos de Terapia Ocupacional não realizam a prova do ENADE, por isso a importância e relevância da avaliação eterna para a tomada de consciência sobre as potencialidades e desafios do curso.

O Curso de Terapia Ocupacional obteve sua primeira avaliação em 2014, sendo esta avaliação para o reconhecimento do curso. Nessa primeira avaliação, o Curso obteve nota 3. Na época, a primeira turma do curso estava no 4º semestre, o prédio no campus do Guamá estava recém-inaugurado e o corpo docente ainda era incipiente (formado por seis Terapeutas Ocupacionais com grau de formação de mestrado).

Uma nova avaliação era esperada em 2019, porém só se efetivou em 2023. A avaliação do curso foi oficializada no dia 14 de Março de 2023, com agendamento para ocorrer nos dias 17 a 19 de Maio de 2023, no formato de “Avaliação in loco virtual” que contou com uma agenda de reuniões com a gestão da Universidade, Instituto, Direção da Faculdade e Coordenação de curso; Núcleo Docente Estruturante (NDE), Corpo Docente e Técnico do curso, Discentes e com os representantes da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da UFPA, além de uma agenda de visitas em espaços físicos onde o curso desenvolve suas atividades. Essas visitas contaram com o apoio dos professores do Curso lotados no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), servidores da UFPA lotados na biblioteca central e no Mirante do Rio, técnicos da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FFTO) para apresentação dos sistemas utilizados pelo curso, além do apoio de professores e preceptores das áreas de estágio em locais de prática escolhidos para apresentação e dos técnicos em tecnologia do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) que auxiliaram toda a etapa de avaliação uma vez que se tratava de encontros remotos com a comissão avaliadora.

Ressalta-se o trabalho do NDE do curso na organização documental para comprovar as informações prestadas na plataforma E-Mec (em setembro de 2022) e informações complementares produzidas sobre as atividades do Curso. Tais informações versaram sobre três grandes dimensões: 1. Didático-pedagógica, 2. Corpo Docente e 3. Infraestrutura.

No dia 22 de Maio de 2023, a comissão avaliadora emitiu o relatório com a avaliação do curso, que obteve a nota cinco (5), com destaques na dimensão didático-pedagógica para a atualização do curso, por meio do Projeto Pedagógico do Curso e da Diretriz Curricular Nacional, metodologia utilizada, objetivo do curso e perfil do egresso consistentes, assistência estudantil e integração com a política institucional garantida pelos editais de ensino, pesquisa e extensão, além da flexibilização curricular, internacionalização e inclusão. Destacou-se a preocupação com relação ao número de vagas ofertadas que pode ter impacto significativo na dimensão didático-pedagógica.

Na dimensão corpo docente, ressaltou-se o comprometimento e envolvimento dos docentes com o curso e com a profissão, com destaque para a qualificação profissional (em 2024 todos os docentes efetivos do curso serão doutores) e a produção técnico-científica e participação em grupos de pesquisa, além do trabalho atuante e consistente do NDE e da coordenação do curso. Nesta dimensão o item número de vagas também foi evidenciado como um fator que impacta o trabalho docente, sobrecarregando-o.

Na dimensão infraestrutura, destacou-se os espaços internos da FFTO e os espaços externos utilizados pelo curso (Biblioteca central, Mirante do Rio, Laboratórios do ICB, parcerias com outros Institutos e Faculdades no campus), bem como as áreas de prática externas à instituição, embora se tenha evidenciado a necessidade de ampliação de área de laboratórios de ensino, como o de órtese e prótese, de salas de aula e espaços mais adequados para o trabalho dos docentes e coordenador de curso, sobretudo para atendimentos de demandas individualizadas e/ou orientações.

A avaliação coloca o curso de Terapia Ocupacional da UFPA entre os seis cursos com nota 5 do Brasil, sendo o único na região Norte do país. A avaliação positiva e realista do curso foi celebrada e comemorada pela comunidade acadêmica da FFTO e pelas diferentes representações de setores e serviços da UFPA que contribuíram diretamente com o processo avaliativo do curso. O compromisso que fica instituído é de manter a avaliação, buscando melhorar os pontos evidenciados como problemáticos e/ou críticos, bem como garantir um trabalho consistente para a qualificação profissional dos terapeutas ocupacionais formados pela instituição que gere impacto social e assistencial sobretudo na Amazônia Paraense.

Vale ressaltar que a FFTO é uma faculdade com 13 anos de existência, sendo a mais nova do Instituto de Ciências da Saúde e a única da UFPA com dois cursos avaliados com nota 5 pelo MEC, feito que demonstra o comprometimento da comunidade acadêmica da FFTO com a formação de qualidade.

O link a seguir apresenta algumas imagens que retratam o processo de preparação, vivência e comemoração da avaliação do curso: https://www.youtube.com/watch?v=5msHFOl015Y&t=17s.

registrado em:
Fim do conteúdo da página