NDE do Curso de Terapia Ocupacional elabora manual de metodologias ativas utilizadas no Curso
O NDE do Curso de Terapia Ocupacional da UFPA elaborou Manual de Metodologias Ativas utilizadas no Curso. Historicamente, o Curso de Terapia Ocupacional da UFPA utiliza metodologias de ensino-aprendizagem no seu processo formativo. Desde sua primeira turma em 2011, faz uso das sessões tutoriais baseadas na Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning - PBL). No entanto, como forma de aprimoramento de sua formação, desde 2018 vem fazendo uso de outras metodologias ativas de ensino.
Diante da diversidade das metodologias utilizadas no curso, foi demandado pela comunidade acadêmica do Curso durante a realização do seu I Fórum Acadêmico do Curso de Terapia Ocupacional, realizado em fevereiro de 2023, a criação de um Manual de Metodologias ativas, visto que já existia o manual das sessões tutoriais na Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, de modo a esclarecer a comunidade acadêmica sobre o objetivo da metodologia, sua operacionalização e formas de avaliação da aprendizagem.
Dessa forma, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Terapia Ocupacional orientou a confecção do manual de metodologias ativas, que tem como objetivo subsidiar e instrumentalizar o uso das diferentes metodologias ativas de ensino utilizadas no curso de Terapia Ocupacional da UFPA.
O Manual de Metodologias Ativas de Ensino do Curso de Terapia Ocupacional está organizado em sete capítulos que abordam as metodologias de ensino mais utilizadas no curso, a saber: Aquário (Fishbowl), Aprendizado baseado em projeto, Metodologia da Problematização (Arco de Maguerez), Role Play, Sala de aula invertida, Teams Based Learning (TBL) e Um minuto no papel. Para saber mais acesse o documento.
Redes Sociais