Novo Projeto Pedagógico do Curso de Terapia Ocupacional é aprovado pelo CONSEPE/ UFPA
O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Bacharelado em Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Pará (UFPA) foi aprovado pela RESOLUÇÃO N. 5.640, DE 24 DE MAIO DE 2023, retroagindo seus efeitos legais a 04.05.2023, data de aprovação do Ad Referendum.
O PPC do curso traz os princípios pedagógicos, metodológicos, filosóficos que regem o curso, bem como evidenciam o objetivo do curso, o perfil do egresso e competências esperadas e a forma de organização por meio da estrutura e matriz curricular. O PPC atual foi aprovado em 2009 e está vigente desde a implantação do curso. Este PPC foi elaborado por comissão específica composta por docentes da UFPA e representantes do Conselho Federal e Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. À época, nenhum dos atuais docentes efetivos do curso faziam parte do quadro de servidores da Universidade e/ ou participaram da construção do PPC, apenas da sua implementação.
O novo PPC é resultado de reformulação iniciada pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso, em 2016, e a demora para a sua conclusão decorre do extenso e democrático trabalho coletivo que constituiu o processo de implantação do Curso e da formação e qualificação do seu corpo docente. A presente proposta foi desenvolvida e concluída por Comissão especificamente designada pelo Conselho da FFTO, composta por representantes da Comunidade Acadêmica do Curso (Portaria FFTO nº 16/2022).
Os principais objetivos desta reformulação estão centrados na atualização curricular, no alinhamento da formação focada no objeto profissional e, consequentemente, na reformulação do perfil do egresso, na qualificação das competências gerais e específicas desenvolvidas, no aprofundamento e na qualificação das metodologias de ensino-aprendizagem, especialmente a valorização das metodologias ativas e também na ampliação do impacto do perfil profissional almejado para lidar com as problemáticas, demandas e potencialidades focalizadas no âmbito institucional e na realidade brasileira, especialmente na região Amazônica.
A reformulação do PPC de Terapia Ocupacional da UFPA surge a partir da experiência durante os dez anos de implementação do Curso, com o surgimento de demandas, nele não contempladas, como a repetição de conteúdos em Módulos distintos, atualização curricular conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Terapia Ocupacional, Política Nacional de Extensão Universitária e a Política de Flexibilização Curricular, demarcando a diversidade da Terapia Ocupacional para além do campo da Saúde e abrange, por exemplo, o campo social, educacional e cultural, o esporte, o lazer e a justiça; além de adaptações pautadas na regionalidade amazônica e internacionalização do conhecimento.
A adaptação do PPC também tem por interesse explicitar o envolvimento metodológico do curso de Terapia Ocupacional em uma formação acadêmica com base nas metodologias ativas de ensino-aprendizagem, o que não estava explicitamente previsto no Projeto anterior. Assim, firma-se o compromisso com a formação de Terapeutas Ocupacionais pautada na autonomia, resolutividade, postura crítico-reflexiva do discente para com as demandas e os contextos que encontrará nas experiências profissionais, dando sustentação para a construção de um perfil profissional apto a buscar soluções e melhorias para temas que refletem na vida e nas ocupações da população Amazônica, por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão.
A reestruturação do PPC também pauta-se na fundamentação teórica ancorada em uma perspectiva ocupacional do ser humano e adota um currículo centrado nas OCUPAÇÕES, modificando substancialmente e estruturalmente o desenho curricular anterior. Os Eixos que sustentam o desenho curricular refletirão tal concepção na busca por uma formação acadêmica generalista e que subsidie o discente a compreender e refletir a diversidade de possibilidades que envolvem a experiência humana ao engajar-se em ocupações, considerando as especificidades e os modos de vida da população da região Amazônica no Estado do Pará, circunstâncias que integradas refletem nas ocupações cotidianas.
As reuniões para tratar do PPC, foram encaminhadas pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso e retomadas em março de 2021 (após paralisação em decorrência da Pandemia da COVID-19). Foram realizadas 21 reuniões com diferentes agentes: docentes efetivos e temporários, egressos do curso, técnicos e alunos, bem como foram realizados encontros remotos de compartilhamento com a Prof. Dra Marilia Bregalda (UFPB) e Prof. Dr Daniel Marinho Cezar da Cruz (Leeds Beckett University/ Inglaterra) tratando de temáticas relacionadas ao currículo baseado em competências e o currículo centrado em ocupações, respectivamente.
O novo PPC será implantado com os alunos ingressantes no Curso de Bacharelado em Terapia Ocupacional a partir do ano de 2024. Alunos veteranos poderão migrar para este novo currículo mediante adesão individual e oferta pela subunidade acadêmica.
O quadro 1 apresenta as principais diferenças entre o PPC de 2009 e o PPC 2023.
QUADRO COMPARATIVO DAS MUDANÇAS NO PPC |
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PPC 2009 |
PPC 2023 |
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4050h – 5 anos (10 p.) |
3765h – 5 anos (10 p.) |
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DCN 2002 |
DCN 2002 DCN 2019 (Parecer CNS 2020) |
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Centrado na saúde |
Centrado na saúde, campo social, educação, cultura, esporte e lazer |
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Organizado em ciclo de vida e prática profissional |
Organizado em: campo de atuação profissional, ciclo de vida e prática profissional |
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Perspectiva filosófica indefinida |
Currículo Centrado em Ocupações Enfocado na realidade da Amazônia |
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Perspectiva pedagógica · Pedagogia centrada nas competências · Integração curricular · Uso de metodologias ativas |
Perspectiva pedagógica · Pedagogia centrada nas competências · Integração curricular · Uso de metodologias ativas
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Atividade Complementar 240H Núcleo Optativo Obrigatório- 60h |
Atividade Complementar 50H Flexibilidade Curricular- 250h |
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Metodologia da pesquisa (MP) retirada da CH do módulo |
Componente: Ciência e Pesquisa em Terapia Ocupacional |
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Trabalho de Conclusão de Curso I, II e III -150H Estágio Curricular I, II e III – 870H |
Trabalho de Conclusão de Curso – 60H Estágio Curricular I e II - 750H |
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Atividade Prática Aplicada (APA): 225H Laboratório de Habilidades Profissionais -LAHPRO- 180H Seminário de Integração em Saúde- 105H |
Atividade Prática Aplicada (APA): 480H Laboratório de Habilidades Profissionais -LAHPRO- 240H Projeto Integrador- 120H (Substituiu o Seminário de Integração em Saúde) |
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Inovações do PPC 2023 Componentes Curriculares · Vida acadêmica e profissional (120h) · Ciência e Pesquisa em Terapia Ocupacional (270h)
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Fonte: Núcleo Docente Estruturante do Curso de Terapia Ocupacional UFPA, 2023.
O novo PPC entrará em vigor em 2024 e uma comissão de implantação foi criada.
Para mais informações acesse:
- RESOLUÇÃO CONSEPE N. 5.640, DE 24 DE MAIO DE 2023 - Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Terapia Ocupacional, de interesse do Instituto de Ciências da Saúde (ICS);
- Registros do processo de trabalho de elaboração do novo PPC.
COMISSÃO DE REESTRUTURAÇÃO DO PPC DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL
DOCENTES EFETIVOS
PROF.ª DR.ª CIBELE BRAGA FERREIRA NASCIMENTO
PROF. DR. EDILSON COELHO SAMPAIO
PROF.ª DR.ª GLENDA MIRANDA DA PAIXÃO
PROF.ª DR.ª KATIA MAKI OMURA
PROF.ª DR.ª MANUELA LIMA CARVALHO DA ROCHA
PROF. DR. MARCELO MARQUES CARDOSO
PROF.ª DR.ª MARIANE SARMENTO DA SILVA GUIMARÃES
PROF. DR. OTAVIO AUGUSTO DE ARAUJO COSTA FOLHA
PROFª. DRª ROSEMAR SILVA LUZ RAMOS
PROF. DR. VICTOR AUGUSTO CAVALEIRO CORRÊA
PROF.ª Msc.ª ADRIENE DAMASCENO SEABRA (2016- 2019)
PROF.ª Msc.ª ADRINE CARVALHO DOS SANTOS VIEIRA (2016-2019)
PROF.ª Msc.ª LAIANA SOEIRO FERREIRA (2016- 2020)
PROF.ª Msc.ª LUISA SOUSA MONTEIRO OLIVEIRA (2016-2018)
COLABORADORES
2021-2022
ALINE DA CRUZ CAVALCANTE DE PINHO
CAMILA DE NAZARE ALENCAR
FABIOLA DE SOUZA ABRAHÃO
JEICE SOBRINHO CARDOSO
KELLY VALE PINHEIRO
SALLY CAROL VIANA DA SILVA
SOLANGE REZENDE RABELO DE LIMA
SUELLEM CARLA NUNES NOBRE
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