Ações do projeto de extensão: “Promoção das ocupações de crianças com alterações no desenvolvimento”
O Projeto de Extensão “Promoção das ocupações de crianças com alterações no desenvolvimento” nasceu com o objetivo de prestar atendimento terapêutico ocupacional à crianças com dificuldades de participarem de suas atividades cotidianas, promovendo maior participação, autonomia e engajamento, bem como bem como prestar assistência aos pais/cuidadores dessas crianças.
As atividades do projeto iniciaram em março de 2020, entretanto, logo foram interrompidas devido as medidas de contenção da pandemia de Covid-19, que exigiram a descontinuidade das atividades presenciais na Universidade.
Diante desse cenário e considerando a necessidade de assistência das famílias, a equipe do projeto precisou se reinventar e dedicou-se à elaboração de um plano de ação para os atendimentos virtuais e aos estudos de diferentes ferramentas que possibilitariam a execução desse plano.
As famílias foram contactadas e responderem a um formulário eletrônico com questões acerca de conectividade, condições de acesso, disponibilidade de tempo, interesse na participação no projeto nesta nova modalidade de atendimento, dentre outras questões necessárias para o início dos teleatendimentos. Todas as crianças das famílias que manifestaram interesse em participar foram reavaliadas com o Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (Pediatric Evaluation of Disability Inventory -PEDI). A partir desses dados, os atendimentos tiveram início, com objetivos terapêuticos específicos para as demandas de cada família e de cada criança. Toda semana, eram produzidos diferentes materiais, todos personalizados de acordo com a demanda e com as preferências de cada criança. Os materiais eram encaminhados previamente ao encontro virtual, no qual era discutido o conteúdo de cada material, eram realizadas as orientações pertinentes e também realizava-se o acompanhamento do desempenho da criança durante a semana anterior.
Foram realizados mais de 40 atendimentos de famílias de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo por chamada ou videochamada e elaborados cerca de: 22 vídeos (instrucionais para as mães, videomodelação para mães e crianças e motivacionais para as crianças); 3 histórias sociais para as crianças (2 quadrinhos e um livro); 25 cartilhas com instruções para as mães, além de painel e fichas para procedimento de economia de fichas, livros de historinhas, quadros de rotina, folhas de registro e livros de atividades.
Ao final de 2020, as mães responderam a outro questionário e informaram que: o telemonitoramento foi útil para elas no período de pandemia; as informações contidas nos materiais e nos teleatendimentos eram claras e possíveis de execução; o tempo de chamada/videochamada era suficiente; as orientações auxiliaram no desenvolvimento da criança e na relação mãe-filho; e que se sentiam à vontade com a equipe para tirar as dúvidas. Além disso, os registros indicam melhora no desempenho das crianças nas suas Atividades de Vida Diária, no brincar social, nas Atividades Instrumentais de Vida Diária.
Os resultados obtidos superaram as expectativas da equipe e foram consequência de um trabalho coletivo, da parceria entre a equipe do projeto e as famílias das crianças atendidas. Os principais desafios enfrentados foram a utilização de tecnologias para a produção e edição dos materiais, especialmente os vídeos, e a adaptação da linguagem científica para uma linguagem acessíveis às famílias.
A equipe do projeto, que continuará os atendimentos até fevereiro de 2021, agradece a todos aqueles que auxiliaram nessa “reinvenção” e na execução das atividades nesse período tão adverso.
Link para o vídeo: Projeto extensão "Promoção de ocupações de crianças com alteração de desenvolvimento" - YouTube
Equipe do projeto:
Discentes: Ana Luiza Cordeiro, Bianca Oeiras, Dayana Costa, Julianne Marruaz e Paulo Nunes.
Orientadora: Profª Drª Glenda Miranda
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