A criação dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional foi motivada por demanda da comunidade Acadêmica do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) e sua criação foi possível a partir da adesão ao Programa de Apoio à Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

A elaboração dos Projetos Pedagógicos dos cursos contou com a importante atuação do CREFITO-12 e COFFITO e de dedicados profissionais Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais de vários estados do país que se debruçaram sobre a missão de construir Projetos Pedagógicos alinhados com as políticas nacionais para a formação de profissionais da área, assim como em consonância com propostas pedagógicas atuais e diferenciadas.

Em 2009 foram criados os cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional pelo Conselho Superior Universitário e no mesmo ano aprovados os Projetos Pedagógicos dos cursos (Resoluções N. 3.868/2009 e N. 3.912/2009, respectivamente).

Em Julho de 2009 foram nomeados para a Direção da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional os Professores Natáli Valim Oliver Bento Torres (Diretora) e João Bento Torres Neto (Vice-Diretor). Prof. João afastou-se em janeiro de 2011 para completar sua formação em pós-graduação, assumindo a Vice-Direção, a partir deste período, o Prof. Victor Augusto Cavaleiro Corrêa.

A formação do Corpo docente ligado a Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional foi iniciada no ano de 2010, através da realização de concursos públicos. Os professores recém-concursados, antes mesmo de sua contratação, participaram da 1ª Semana de Formação da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Durante este momento, os professores foram apresentados aos Projetos Pedagógicos dos cursos, à planta baixa do prédio em construção que abrigará a FFTO no Campus Universitário José da Silveira Neto e participaram de formações em diferentes metodologias ativas de ensino-aprendizagem.

Este início da história da FFTO tem sido marcado pela atenção constante em ofertar aos professores momentos de formação em diferentes metodologias ativas de ensino-aprendizagem e avaliação – base dos Projetos Pedagógicos dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, assim como garantir o planejamento articulado entre os diferentes módulos e atividades curriculares.

Assim como a formação continuada e o planejamento integrado, é fortemente incentivada a participação dos docentes e discentes em projetos de pesquisa e extensão. Ao final do primeiro semestre letivo de atividade da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional contamos com dois projetos integrados aprovados pela FFTO, mais de 90% dos docentes participantes de projetos de ensino, pesquisa e/ou extensão, 13 alunos da primeira turma ingressante realizando atividades de Iniciação Científica.

 

Agendas de Salas e Laboratórios

Links

Usuários Online

Temos 23 visitantes e Nenhum membro online

Estatísticas

Ver quantos acessos teve os artigos
24014